1997 [Roteiro de Espetáculo]

Roteiro das Minas












Roteiro de performance para a Oficina de Dança Contemporânea do 1º Festival de Inverno de Congonhas, Minas Gerais, tendo por cenário os espaços externos do complexo arquitetônico da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matozinhos.

Direção, coreografia e 1ª bailarina: Izabel Costa
Bailarinas: alunas da Oficina de Dança Contemporânea [ver lista (ms Profª Izabel Costa)]
Interpretação dramática: Regina Bahia
Roteiro e ensaios fotográficos: Mario Drumond
Texto: Oswald de Andrade (adaptação de excertos do poema Pau Brasil - Roteiro das Minas)
Música ao vivo:
Corporação Musical Senhor Bom Jesus: Centenário de Lourdes, Santa Cecília (folclore italiano) e Aquarela do Brasil (Ary Barroso)
Luis Gibson, violão: Estudo Nº 1 (H. Villa-Lobos)
[ouça o Estudo Nº 1, na interpretação de Turíbio Santos]

Apresentações: 19 (sábado) e 20 (domingo) de julho de 1997, no cenário histórico barroco criado pelo gênio de Aleijadinho para a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matozinhos em Congonhas do Campo, Minas Gerais.

Texto escrito pelo autor do roteiro para o jornal local Vitral (não publicado) [ler (pdf)]
Roteiro ilustrado com ensaios fotográficos do autor [
ler/download (pdf)]

Escrito em Congonhas, MG, em julho de 1997.

Era prevista apenas a apresentação de sábado, como evento de encerramento do Festival. Mas, apesar de o tempo nublado não ter colaborado com a boa luz que o espetáculo requeria, a apresentação encantou de tal maneira o pequeno público (por falta de divulgação e medo de chuva) de populares atraídos pela banda de música, que o prefeito da cidade pediu uma nova apresentação no domingo para que ele e as autoridades municipais e do festival pudessem desfrutá-la.

Desta outra feita, as musas e os deuses abençoaram o espetáculo e a luz magnífica com que o brindaram deu à performance todo o esplendor que merecia. Foi tão grandiosa, tão suprema, tão elevada, que chegou a assustar o palanque da província. E não se falou mais nisso.

Sem registros impressos e jornalísticos (há informações que o evento foi noticiado no jornal Estado de Minas, da capital mineira, mas não conhecemos a matéria), restou a nós, realizadores, a bela memória do feito e os ensaios fotográficos deste autor.